O que é um indivíduo com pigmentação normal?

Convidado:

Estimada Carol,
A pigmentação é a característica que permite que a pele, o cabelo e os olhos tenham cores particulares para cada pessoa.
Isso ocorre, principalmente, em razão da melanina, substância que, juntamente com outros pigmentos produzidos pela pele e pelas camadas mais externas, protege, naturalmente, o nosso corpo contra a radiação solar(raios UVA e UVB), que estimulam o surgimento do câncer de pele.
Em razão dos diferentes climas habitados pelo homem, houve o aparecimento de etnias. Assim, os negros apresentam uma tonalidade de pele escura decorrente da grande quantidade de melanina que os protege da radiação solar, de modo que eles raramente têm câncer de pele.
Já as etnias de pele mais clara foram selecionadas em regiões do planeta em que a radiação solar não é tão forte quanto nos trópicos,  pois a pele clara permite uma maior incidência dos raios solares que irão auxiliar na produção da vitamina D, essencial à boa formação dos ossos e dentes.
Desse modo, uma pigmentação normal não se refere à encontrada na maior parte das pessoas que vivem em uma região. Seria a coloração esperada de um indivíduo em razão de seu passado, genética, exposição aos raios do sol e fatores semelhantes.

Deixe uma resposta