Sua casa, sua rua, seu bairro, seu município, seu estado, o Brasil, a América, a Terra são recortes espaças que constituem escalas geográficas. Ou seja, trata-se de vários espaços que são divididos para fins diversos, como planejado, pesquisa, administração, entre outros. Já a escala cartográfica representa a razão de reduções entre as medidas de um terreno e as medidas do mapa; a escala 1: 100 00, por exemplo, indica que o terreno foi reduzido 100 00 vezes para ser representado. Com base nessas afirmações, responda:
a) Qual é a diferença entre escala geográfica e escala cartográfica?
b) A escala geográfica pode ser apresentada na forma numérica e vice-versa? Como?
c) Crie uma situação que necessite de representação espacial. Descreva-a e diga qual seria a escala cartográfica (pequena ou grande) mais indicada para analisar esse espaço e por quê.

Convidado:

A ESCALA GEOGRÁFICA:é analise do espaço geográfico pode ser feita  em escala local, estadual, regional, nascional, continental ou mundial . escala cartog´rafica: representaao do maa a roporcionalidade entre o objeto real e o reresentado. b= a escala geográfica pode sim ser representada tanto na forma numérica como na reta ex: 1 cm_________1km c= encontra a escala grafica no mapa sabendo quea distancia do mapa entre duas cidades e de 2cm e a distancia real e 12 km? 0___6____12 km 0 a 1cm : 6 km

Deixe uma resposta