explique a influencia da latitude e da altitude no clima

Convidado:

As linhas imaginárias são, como o nome já diz, linhas criadas pelo homem para facilitar a divisão, a localização e o estudo da Terra. 

Desta forma, a Terra pode ser dividida em linhas horizontais, os chamados paralelos e em linhas verticais, denominadas meridianos. Estas linhas dividem o globo terrestre, que é esférico em circulos.

Os principais paralelos são a Linha do Equador, que divide o planeta ao meio, em hemisfério Norte e Sul, e recebe a denominação de Latitude 0 graus. Cada paralelo pode ser medido em graus, que é a sua distância em ângulo com a linha do Equador. 

Os principais paralelos do Hemisfério Sul são: Trópico de Capricórnio, QUE encontra-se na latitude 23 sul, e o Circulo Polar Antártico (aproximadamente a 66 graus sul).

No Hemisfério Norte, o Trópico de Câncer (aproximadamente 23 graus Norte) e o Circulo Polar Ártico (66 graus norte) constituem os principais paralelos.

principal meridiano é o de Greenwich, meridiano 0 graus, que passa na direção norte-sul sobre a cidade de Londres. Os meridianos são utilizados na divisão do fuso horário, sendo que cada meridiano divide a Terra em 24 zonas horárias.

Deixe uma resposta