1.leia os dois textos com atençao. O primeiro e a fala de um empresario e explorador britanico na Africa, o segundo e um trecho do livro O coraçao das trevas , de Joseph Conrad em que um personagem fala sobre a situaçao da Africa Central antes e depois da colonizaçao europeia.

texto1:A partilha no mundo

..{…}A ideia que mais me acode ao espirito e a soluçao do problema social, a saber:nos os colonizadores,devemos ,para salvar os quarenta milhoes de habitantes do reino unido de uma mortifera guerra civil,conquistar novas terras a fim de ai instalarmos o excedente da nossa populaçao, de ai encontramos novos mercados para os produtos das nossas fabricas e das nossas minas.Se quereis evitar a guerra civil e necessario que vos tornei imperialistas.{…}

Texto 2: Colonizaçao da Africa

“{…} Cessara de ser um espaço em branco ou um delicioso misterio- um retalho sobre o qual um garoto podia sonhar sonhos de gloria.Tornara-se um lugar tenebroso,{…}´´

A) Sintetize a ideia central de cada texto.

B) Qual a diferença na forma como cada um dos textos fala do imperialismo e de sua ação colonizadora na Africa ?

C) Escreva V (verdadeiro) ou F (falso)

1 ( ) Para cecil rhodes, preservar a paz social inglesa implicava dominar territorios africanos e asiaticos.

2 ( ) A Africa foi ocupada pelos ingleses porque era um lugar tenebroso.

3 ( ) Havia divergencias de opinioes entre os europeus sobre o imperialismo.

4 ( ) No livro de conrad, o resultado da açao europeia na Africa foi glorioso.

5 ( ) O texto de Rhodes expressa a visao eurocentrica do seculo XIX .

D) QUAL SUA OPINIAO SOBRE A VISAO EXPRESSA EM CADA UM DOS TEXTOS ?

Convidado:

veja se te ajudou!

Convidado:

1) A) O primeiro texto, de Cecil Rhodes, cita claramente a visão eurocêntrica, que se achavam superiores a todos, e essa época, na Europa o imperialismo dominava, e por isso, para ele, era preciso avançar em busca de novos territórios para crescimento da Inglaterra, explorando tudo da África.
O segundo texto também tem uma ideia de colonização, porém ele cita também as ações brutais no momento de dominação dos africanos, e por isso diz lugar tenebroso.

B) O primeiro texto diz que o imperialismo é a única saída para a Inglaterra, que vivia em grande crescimento, devido a Segunda Revolução Industrial, e por isso, essa ideia era ótima, já que o país não tinha muita matéria prima, abundante na África.
O segundo aborda o imperialismo de outra maneira, não fala sobre exploração, fala que a África é um lugar que dá medo, e impossível de viver.

C) 1- Verdadeiro, pois Cecil disse exatamente isso, o imperialismo era a única saída.

2- Falso, tenebroso nesse caso, se refere as mortes e as guerras de dominação.

3 - Verdadeiro, pois um texto pensa no imperialismo, o outro não pensa somente na exploração, também nos resultados das guerras.

4- Falso, já que ele diz que a África tornou-se um lugar tenebroso.

5- Verdadeiro, está claro no texto.

D) O primeiro texto tem uma visão egoísta, etnocêntrica, que desvaloriza as culturas africanas, o povo africano, só pensam em si mesmo, em como ganharem dinheiro.
O segundo texto tem uma visão distinta, pois mostra a realidade, já que a África tornou-se um caos após essa sepração de seu território.

Deixe uma resposta