30 pontos…Quero saber tudo sobre o feudalismo, formação do sistema feudal, a organização política e econômica, o contrato de enfeudarão, a sociedade feudal, hegemonia na igreja… TUDO, e quero com palavras de como estivessem ensinando para um bebe! Quero saber TUDO

Convidado:

Primeiramente um feudo é uma região rural, como se fosse uma grande fazenda onde praticamente só se praticava a agricultura.
Agora vamos ao conteúdo em si:
O Feudalismo é um tipo de sociedade medieval que começou no século V.
Tinha o poder Descentralizado, ou seja, no país não mandava apenas uma pessoa (o rei por exemplo e sim nas mãos de toda a nobreza que eram conhecidos como suseranos ou senhores feudais que na verdade eram os donos dos feudos.
A sociedade era dividida em estamentos sem mobilidade social (classes sociais que não sofriam alteração a pessoa que nascia em determinado estamento não poderia subir de classe) estes estamentos eram três:
   -> Nobreza (senhores feudais, herdeiros e coligados)
   -> Clero (Religiosos católicos que tinham grande influência sore os nobres e a população em geral)
   -> Vassalos (classe subsidiaria, pobres)

Os nobres, donos dos feudos, sediam terra para os vassalos em troca de serviço, os servos tinham que produzir no território dos senhores feudais e isso gerava dependência dos vassalos para com os nobres, e por isso tudo o que eles produziam era dado aos nobres e ao cléro eles ficavam apenas com o suficiente para sobreviver.
Por ser uma região na época praticamente 100% católica o clero exercia bastante influência na região e em todas as classes.
O comércio era de escambo, pois não possuía moeda / dinheiro / cédulas, e com isso era necessário fazer trocas, exemplo 10 kg de arroz por determinadas gramas de ouro, etc.



ESPERO TER AJUDADO, CASO TENHA GERADO CONFUSÃO ME PEÇA POR MENSAGEM OUTRA EXPLICAÇÃO.

Deixe uma resposta