O Sr. Francisco foi com seu filho João, comprar azulejos que necessitava para a reforma do banheiro de sua casa. O Sr Francisco explicou ao vendedor da loja que a parede onde utilizaria os azulejos era retangular e media 3,15 metros de altura por 6,15 metros de comprimento. E por uma questão de economia ele gostaria de utilizar o menor numero possível de azulejos quadrados. Antes que o vendedor planejasse quantos azulejos seriam necessários para revestir toda a parede, o Sr Francisco esclarecer que ele poderia desprezar os espaços ocupados pelos rejuntes entre um azulejo e outro. João ficou todo feliz e disse: papai eu sei calcular quantos azulejos serão necessários e disse a seu pai a quantidade de azulejo que ele deveria comprar.
Pergunta-se:
a)Quais cálculos devem ser feitos por João para encontrar o numero de azulejos, nas condições acima?
b) Qual a quantidade de azulejos calculada por João
c) Qual a medida do lado do azulejo ?

Convidado:

Olá Lucianne!!! Joãozinho disse a seu pai: " pai esse é um típico problema de MDC pai!!!" Devemos encontrar o número que é o máximo divisor comum das medidas da parede". O pai responde : Me mostre então, filho querido!! Claro papai - reponde joãozinho "veja só: pelo metodo das divisões sucessivas : 615/315  dá 1   e resto 300              315/300  dá 1 e resto 15        300/15 dá 1 e resto ZERO ENTÃO 15 É O MDC PAI!!! MDC ( 315 e 615 ) = 15 cm       passei para centímetros DIVIDINDO CADA DIMENSÃO POR 15 TEMOS: então  615/15 = 41       e    315 /15 = 21 MULTIPLICANDO: 41 . 21 = 861 azulejos!!!   viu pai é para isso que estudamos tanto na escola!!! MORAL DA HISTÓRIA : - O Lado do azulejo é 15 cm - aquantidade de azulejos será 861. e o pai fico todo orgulhoso de seu filho!!! fim da história!!!! ( ainda bem que eu fiz matemática pois como escritor .....kkkk) espero ter ajudado

Convidado:

Segundo o enunciado, a parede onde Sr. Francisco utilizará os azuleiijo, era retangular e media de altura e metros de comprimento. Desta maneira, se ele quer usar o menor número de azuleijos quadrados, devemos considerar que: Logo, a medida do lado dos azuleijos é e, portanto, a quantidade de azuleijos calculada por João é .

Deixe uma resposta